sábado, 17 de dezembro de 2011

HOMEM, DIGA NÃO AO PRECONCEITO!

Por Marcos Lopes


É preciso promover uma mudança cultural e os homens não devem ter receio de procurar serviços ofertados pelo governo, principalmente a cirurgia de vasectomia que o ajudará no planejamento familiar e ainda em procedimentos urológicos que podem prevenir muitas doenças como o câncer de próstata.


No dia 27 de agosto de 2009, o governo federal lançou a “Política Nacional de Saúde do Homem”, visando atender às necessidades de saúde da população masculina das regiões norte e nordeste de nosso país. Tal política surgiu da constatação de que, ainda hoje, existem homens preconceituosos que por questões culturais somente procuram o serviço de saúde quando já estão totalmente comprometidos.


A meta do governo federal e do Sistema Único de Saúde (SUS) é atender a população masculina, porém, boa parte dos homens não procuram os postos de saúde de sua cidade para realizar exames preventivos que permitirão os primeiros diagnósticos.


Grande parte dos homens tem medo de relatar seus problemas perante os profissionais de saúde e familiares, e assim surge a vulnerabilidade. Esses devem procurar informação, relatar os problemas e confiar no profissional, considerando que facilitará na obtenção de esclarecimentos e na luta pela vida.


Com a implantação da política, a intenção é atingir homens dos 20 aos 59 anos, e provocar mudança cultural, fazê-los procurar os pacotes de atendimento existentes nas unidades básicas de saúde pelo menos uma vez por ano.


A população masculina precisa superar o preconceito em relação à saúde, pois também deve ir ao médico, e não apenas as mulheres. Estatísticas do Ministério da Saúde confirmam que a cada três adultos mortos por problemas relacionados à questão de saúde no nosso país, dois são homens.


Atualmente, os homens mais modernos, sem preconceito e com mentalidade evoluída já procuram o médico, uma vez que sabem da importância e desejam viver um pouco mais. No entanto, enquanto esta mentalidade não mudar por completo principalmente na população menos esclarecida, muitas mortes ainda ocorrerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcos Lopes... Minha família... Minha vida!

Loading...

TEMPO

Google Hot Trends

ELVIS PRESLEY

Loading...

DOWLOAD FREE TOOLBAR GOOGLE-GAB

DUBLAGEM KIRKLOPEZ

Loading...

ESPN

Pesquisar este blog