Powered By Blogger

domingo, 7 de junho de 2009

Resenha do livro "Jornalismo 2.0"

Por: Marcos Lopes


RESENHA DO LIVRO “JORNALISMO 2.0”

"Jornalismo 2.0", escrito por Mark Briggs, é um guia indispensável para os jornalistas que desejam se aventurar no mundo digital e se adaptar à cultura digital de forma eficaz. Com uma abordagem didática e acessível, o autor oferece informações essenciais para introduzir os leitores no universo da internet e, posteriormente, no mundo digital.

Uma das grandes qualidades do livro é a variedade de dicas úteis que Briggs compartilha para aqueles que possuem ou desejam iniciar um blog. Ele ressalta a importância de ser conciso nos posts e enfatiza a necessidade de atualização diária, sugerindo ideias para futuras matérias ou links para reportagens relevantes.

"Jornalismo 2.0" apresenta uma ampla gama de recursos para atender às necessidades digitais dos jornalistas. O autor destaca a importância de ser um profissional multimídia, capaz de se comunicar e interagir com as mídias, pessoas e conteúdos relacionados 24 horas por dia, demonstrando um senso de responsabilidade profissional.

O livro aborda o compartilhamento de dados e destaca como os leitores deixaram de ser receptores passivos de mensagens, tornando-se criadores e comentadores ativos. Além disso, Briggs discute a crescente presença de jornalistas móveis em estações de TV e jornais, que estão se tornando cada vez mais comuns.

Com o objetivo de produzir notícias de forma totalmente multimídia, os jornalistas agora carregam mochilas repletas de ferramentas para os locais dos acontecimentos, sendo chamados de "jornalistas mochileiros". O autor ensina técnicas de edição, inserção de arquivos de áudio (como podcasting) em páginas informativas, além de oferecer sugestões de softwares e programas de edição, bem como instruções sobre enquadramento e manuseio de câmeras.

No contexto do jornalismo 2.0, a demanda por jornalistas versáteis será cada vez maior, capazes de aproveitar as novas oportunidades oferecidas pelo mundo digital e de desempenhar múltiplas funções com excelência. O uso da tecnologia auxilia e potencializa o trabalho dos jornalistas, desde a apuração e arquivamento de dados até a análise precisa das informações, tornando o trabalho jornalístico ainda mais eficiente e preciso.

"Jornalismo 2.0" é uma leitura indispensável para jornalistas que desejam se atualizar e se adaptar ao cenário digital em constante evolução. Com informações práticas e relevantes, o livro oferece orientações valiosas para aprimorar as habilidades dos profissionais de comunicação no mundo digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao blog do jornalista Marcos Lopes! Aqui, você encontrará uma seleção fascinante de artigos e resenhas que abrangem uma ampla gama de assuntos, desde filmes e livros até uma variedade de tópicos envolventes. Se você é um leitor apaixonado por esses temas, está no lugar certo para encontrar conteúdo de qualidade e apreciar discussões enriquecedoras.

Quem sou eu

Minha foto
Oi! Eu sou Marcos Lopes, um profissional multifacetado com uma trajetória diversificada. Com meus 51 anos de idade, acumulei uma vasta experiência em diferentes áreas, sempre buscando aprimorar meus conhecimentos e habilidades.

TEMPO

DOWLOAD FREE TOOLBAR GOOGLE-GAB

ARTIGOS E RESENHAS