Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de maio de 2009

SITUAÇÃO DE ENCHENTE NO MARANHÃO DEIXA POPULAÇÃO EM RISCO


Por: Marcos Lopes
        Amanda Lopes
        Juciara Abreu


SITUAÇÃO DE ENCHENTE NO MARANHÃO DEIXA POPULAÇÃO EM RISCO

No Maranhão, uma grave enchente afeta 90% da população, causando grandes danos e sofrimento. A situação tem se agravado nos últimos dias, com aumento no número de desabrigados e o constante aumento do nível dos rios. Roseana Sarney, em um apelo à sociedade, convoca ajuda para as famílias afetadas pelas cheias. Enquanto isso, Francisco das Chagas observa atentamente o movimento das canoas em frente à sua casa, no rio Mearim, ao lado de seu cachorro, preocupado com a segurança de suas posses.

O Coronel Rosário, responsável pela Defesa Civil, juntamente com meteorologistas, realiza um monitoramento diário dos rios da região. Cerca de 72 municípios encontram-se em situação de emergência, com sete pessoas perdendo a vida em todo o estado. Nesse momento, os municípios afetados necessitam urgentemente de ajuda humanitária, medicamentos, cestas básicas, barracas para abrigar as pessoas desalojadas e fornecimento de água potável, uma vez que a maioria dos sistemas de abastecimento de água encontra-se submersa.

Na zona rural, as plantações estão completamente inundadas, obrigando as olarias a suspenderem suas atividades desde o início das chuvas. Além disso, o comércio local também está prejudicado. Um exemplo é o bairro Trividela, que abriga 1.350 famílias, encontrando-se alagado e sem energia elétrica até o momento.

A situação é ainda mais grave na cidade de Pedreiras, onde aproximadamente 70% das ruas estão submersas e a água das chuvas atinge o teto das casas. A canoa tornou-se o único meio de transporte nos municípios afetados. Benedito Belarmino Furtado, aposentado e morador da região, conta que precisa gastar R$ 8,00 todos os dias para verificar sua casa. Ele conseguiu resgatar alguns móveis, mas perdeu muitas coisas de valor sentimental. Há duas semanas, ele e sua esposa foram forçados a deixar a residência.

Aqueles que tiveram que abandonar suas casas retornam diariamente à entrada da cidade, na beira da ponte que separa o município de Pedreiras, aluga

Aqueles que tiveram que abandonar suas casas retornam diariamente à entrada da cidade, na beira da ponte que separa o município de Pedreiras, alugam uma canoa e se dirigem aos locais onde moravam, apenas para constatar os danos causados pela cheia.

O fenômeno La Niña é o responsável por essa inversão na umidade. Enquanto chove intensamente no Nordeste, o Sul enfrenta uma seca intensa. Esse fenômeno ocorre quando as águas do Oceano Pacífico esfriam, alterando a umidade no Sul, que praticamente desaparece. Solismar Prestes, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia, explica: "No Nordeste, ocorre o contrário, com chuvas mais intensas". Ele acrescenta que o fenômeno La Niña está em fase final, com a temperatura da água retornando ao normal, o que indica que as chuvas deverão retornar em breve. Contudo, ressalta-se que serão necessárias precipitações significativas para acabar com a estiagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao blog do jornalista Marcos Lopes! Aqui, você encontrará uma seleção fascinante de artigos e resenhas que abrangem uma ampla gama de assuntos, desde filmes e livros até uma variedade de tópicos envolventes. Se você é um leitor apaixonado por esses temas, está no lugar certo para encontrar conteúdo de qualidade e apreciar discussões enriquecedoras.

Quem sou eu

Minha foto
Oi! Eu sou Marcos Lopes, um profissional multifacetado com uma trajetória diversificada. Com meus 51 anos de idade, acumulei uma vasta experiência em diferentes áreas, sempre buscando aprimorar meus conhecimentos e habilidades.

TEMPO

DOWLOAD FREE TOOLBAR GOOGLE-GAB

ARTIGOS E RESENHAS