terça-feira, 13 de abril de 2010

RESENHA DO FILME "O CÓDIGO DA VINCI


Por: Marcos Lopes
O filme é bastante polêmico e causa discussão por tratar de religião. Fiquei bastante intrigado com as teorias e ofensas apresentadas em referência a Jesus Cristo.

Essa versão altera os ensinamentos do cristianismo. Não posso acreditar na existência de um homem puramente comum, esquecendo-me do Jesus, divino e filho de Deus.

Será que Jesus teve algum relacionamento com Maria Madalena? Foram casados, os frutos dessa união ainda estariam vivos até hoje? Confesso que jamais ouvi falar nesse suposto relacionamento.

O cristianismo ensina que o filho Deus veio ao mundo para cumprimento de uma profecia, morrer na cruz para remissão dos pecados dos homens, e ressuscitar dentre os mortos.

Creio que o objetivo da trama é tentar nos convencer, mas não devemos levar tudo a sério. Verdade ou ficção? Eu, particularmente, acredito nos ensinamentos do cristianismo.

O filme, aborda a existência de uma suposta sociedade secreta defensora dos segredos da linhagem de Jesus (Priorado de Sião), com membros da Opus Dei e seu relacionamento com o Mestre misterioso (Professor).

A Opus Dei deseja o Santo Graal para conservar os segredos e o poder dentro da Igreja Católica. Contudo, o Mestre, deseja conhecer os segredos para revelar a verdade do cristianismo e esclarecer que Cristo não era milagroso, mas apenas um homem comum.

É possível verificar a comunicação através dos códigos. De acordo com as personagens, as obras de Da Vinci, estão repletas de símbolos, códigos, letras fora de ordem e anagramas. A interpretação dos símbolos ajuda na compreensão de fatos ocorridos no passado.

A trama inicia com a perseguição e morte de Jaques Saunière que é assassinado por Silas, um dos membros da Opus Dei, um anjo que diz matar em nome de Deus. A polícia encontra o corpo de Saunière na posição do homem vitruviano e com um pentagrama desenhado no peito. Cena repleta de mistérios e códigos a serem decifrados.

O Simbologista Robert Lagdon e a Criptografa, Sophie Neveu, acabam por desvendar todas as pistas deixadas por Saunière antes da Morte.

No final, descobre-se que Sophie Neveu é a descendente direta da linhagem de Jesus e ainda, que Maria Madalena está sepultada sob a pirâmide invertida de vidro no Louvre em Paris.

Como disse, creio nos ensinamentos do cristianismo, porém, caso se comprove a existência de verdade no enredo apresentado no filme, o cristianismo não passará de uma grande farsa que há bastante tempo engana a todos nós.
Ficha Técnica:
Diretor: Ron Howard
Elenco: Tom Hanks, Ian McKellen, Alfred Molina, Jean Reno, Audrey Tautou.
Produção: John Calley, Brian Grazer
Roteiro: Akiva Goldsman, baseado em romance de Dan Brown
Fotografia: Salvatore Totino
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 153 min.
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Imagine Entertainment
Classificação: 14 anos

Um comentário:

  1. Oi adorei sua resenha...demais mesmo...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura, ou da saraiva, e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir

Marcos Lopes... Minha família... Minha vida!

Loading...

TEMPO

Google Hot Trends

ELVIS PRESLEY

Loading...

DOWLOAD FREE TOOLBAR GOOGLE-GAB

DUBLAGEM KIRKLOPEZ

Loading...

ESPN

Pesquisar este blog